Lenda da mandioca o alimento mais consumido pelos indígenas


Lenda da mandioca é um exemplo dos mitos indígenas, são tentativas de explicar a origem das coisas e de provocar um certo respeito. Esta lenda trata de uma explicação sobre a origem de um dos alimentos mais consumidos pelos povos indígenas brasileiros e também traz a questão da discriminação às mães solteiras.

Na narrativa da lenda da mandioca, uma jovem da aldeia fica grávida de um forasteiro, ela era filha do cacique e o pai queria que a filha falasse quem era o pai da criança. No entanto, a filha não queria falar a verdade, o pai da criança era um homem branco e não um indígena.  Com o silêncio da filha o cacique ficou muito triste, porém certa noite teve um sonho onde um moço branco lhe dizia que sua filha não tinha culpa de nada e pediu que recebesse com felicidade o nascimento do(a) neto(a), pois o mais importante no momento era a felicidade comum de todos.

Diz a lenda da mandioca que a índia guarani deu a luz a uma menininha branca, a qual deu o nome de Mani. Conforme ia crescendo a alegria tomava conta da aldeia onde vivia. Porém uma séria doença acometeu a menininha, e apesar das rezas e remédios do pajé, um dia pela manhã Mani foi encontrada morta, ela tinha morrido durante a noite e, mesmo sem vida apresentava um semblante sorridente.

A tristeza invadiu a aldeia onde morava e sua mãe enterrou Mani dentro da sua oca, na narrativa da lenda da mandioca as lágrimas da mãe umedeciam a terra tal como se estivesse sendo regada. Após alguns dias, brotou no mesmo local uma planta que após alguns meses rachou a terra, tiraram e era uma raiz marrom por fora e branca por dentro, uma planta diferente de todas as que conheciam, a qual a índia passou a cuidar e cultivar, em homenagem a sua filhinha que havia morrido bem ali.

Assim conta a lenda da mandioca que os indígenas brasileiros deram o nome de mandioca, devido a junção do nome de Mani e da palavra oca. A mandioca possui vários nomes, dependendo do Estado pode ser chamada de aipim, macaxeira, mandioca-brava, mandioca-amarga, entre outros.

Texto por Cátia Simone da Silva
Antropóloga Social e Cultural

Conheça outras lendas indígenas:
Lenda do Boitatá
Lenda do Boto
Lenda do Caiporá

Lendas de SC - Lendas gauchas - Lendas do Brasil - Antropologia - Frutas - Imagens para Face - Concursos - Cenaless - Aquarismo - Ivoti - Abelhas - Vagas de emprego - Tirar manchas - Google