Lenda da Matinta Pereira

Lenda da Matinta Pereira

Lenda da Matinta Pereira

Conta a lenda da Matinta Pereira, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo a Matinta Pereira, uma ave de vida misteriosa e cujo assobio nunca se sabe de onde vem. Dizem que ela é o Saci Pererê em uma de suas formas. Também assume a forma de uma velha misteriosa vestida de preto, roupas maltrapilhas e rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras e sem lua, vaga durante toda a madrugada atrás de pessoas sozinhas, quando ela encontra uma, dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra”.

Ao ouvir durante a noite nas imediações da casa um estridente assobio, com certeza é Matinta Pereira. caso haja curiosidade de descobrir quem é na realidade Matinta Pereira, o morador deve abrir a porta da frente e dizer:
– Matinta Pereira, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco e tomar um café. No dia seguinte uma velha aparece na residência onde a promessa foi feita, a fim de apanhar o fumo ou tomar um café. A idosa geralmente é uma pessoa do lugar que carregaria a maldição de “virar” Matinta Pereira, ou seja, à noite transformar-se neste ser indescritível que assombra as pessoas.

A Matinta Pereira pode ser de dois tipos: com asa e sem asa. A que tem asa pode transformar-se em pássaro e voar nas cercanias do lugar onde mora. A que não tem, anda sempre com um pássaro, considerado agourento, e identificado como sendo “rasga-mortalha”. Dizem que a Matinta Pereira, quando está para morrer, pergunta:” Quem quer? Quem quer?” Se alguém responder “eu quero”, pensando em se tratar de alguma herança de dinheiro ou joias, recebe na verdade a sina de “virar” Matinta Pereira.

Para os índios Tupinambás esta ave, era a mensageira das coisas do outro mundo, e que trazia notícias dos parentes mortos.

Lendas de SC - Lendas gauchas - Lendas do Brasil - Antropologia - Frutas - Imagens para Face - Concursos - Cenaless - Aquarismo - Ivoti - Abelhas - Vagas de emprego - Tirar manchas - Google