Lenda folclórica brasileira da mula sem cabeça: uma lenda da igreja católica.

Mula-Sem-Cabeça

A lenda folclórica da mula sem cabeça faz parte do folclore brasileiro, a origem da lenda da mula sem cabeça é desconhecida, não se sabe em qual território brasileiro ela iniciou, mas é bastante conhecida em todo o Brasil. Ela fala de uma mula sem cabeça  e que do seu pescoço sai chamas de fogo, a mula sem cabeça possui em seus cascos ferraduras de prata ou de aço e a sua coloração da pelagem do animal é marrom ou preta.

Na sua narrativa, conta a lenda folclórica da mula sem cabeça que toda a mulher que se apaixonasse e namorasse um padre se transformaria numa mula sem cabeça e sairia nas noites pelos campos assustando todos que a vissem, principalmente os moradores de localidades rurais.

Mesmo sem origem certa da lenda folclórica da mula sem cabeça, pesquisadores afirmam que se trata de uma lenda que faz parte da cultura dos indivíduos que estavam sob o domínio da igreja católica. Sendo uma tentativa de barrar qualquer ação indevida das mulheres em relação ao padre da igreja, desta forma as mulheres deveriam ver os padres como santos e não como homem da qual poderiam namorar e assim não iriam cometer nenhum pecado e também não seriam transformadas em mostro.

Na ruptura da lenda folclórica da mula sem cabeça, ou seja, quando o encanto terminaria seria somente no momento que alguém tivesse a coragem e conseguisse retirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega no pescoço, desta forma, na quebra do encanto iria surgir uma mulher arrependida dos seus pensamentos pecadores em relação a algum padre.

Lendas de SC - Lendas gauchas - Lendas do Brasil - Antropologia - Frutas - Imagens para Face - Concursos - Cenaless - Aquarismo - Ivoti - Abelhas - Vagas de emprego - Tirar manchas - Google