Lenda Muiraquitã – Indígenas guerreiras confeccionam amuleto da sorte.

Lenda Muiraquitã

Lenda Muiraquitã

 

Lenda Muiraquitã

Conta a lenda Muiraquitã que antigamente havia uma tribo de mulheres guerreiras, as ICAMIABAS, que não tinham marido e não deixavam ninguém se aproximar de sua taba. Manejavam o arco e a flecha com uma perícia extraordinária.

Uma vez por ano recebiam em sua taba os guerreiros Guacaris, como se fossem seus maridos. Se nascesse uma criança masculina era entregue aos guerreiros para criá-los, se fosse uma menina ficavam com ela. Diz a a lenda muiraquitã que naquele dia especial, pouco antes da meia-noite, quando a lua estava quase a pino, dirigiam-se em procissão para o lago, levando nos ombros potes cheios de perfumes que derramavam na água para o banho purificador.

À meia-noite durante a cerimônia à Jaci, a lua (quem as protege), as mulheres guerreiras mergulhavam no lago e modelavam amuletos  a partir de um barro verde, dando formas variadas: de sapo, peixe, tartaruga e outros animais. Mas é a forma de sapo a mais representada por ser a mais original.

A lenda Muiraquitã diz que elas traziam pendurados em seu pescoço, enfiados numa trança de cabelos das noivas, como um amuleto presenteavam os Guacaris.. Até hoje acredita-se na lenda do Muiraquitã e que ele traz felicidades a quem o possui, sendo, portanto, considerado como um amuleto de sorte.

Esta lenda Muiraquitã representa a coragem, a inteligência das mulheres indígenas que permaneciam numa clã feminista onde homens não entravam, somente em dias especiais eles eram recepcionados. Traz também a figura de um sapo verde como símbolo de sorte para elas, visto este animalzinho em outras lendas ser o símbolo de fertilidade.

Sempre nas narrativas dos mitos e das lendas temos a presença de humanos e não-humanos num diálogo e interação recíproca, são pessoas que falam ou vêem coisas sobrenaturais e a partir das narrativas é que ocorre a propagação do mito.

Caso queiram conhecer outras lendas visite o site: www.lendas-de-santa-catarina.noradar.com

Lendas de SC - Lendas gauchas - Lendas do Brasil - Antropologia - Frutas - Imagens para Face - Concursos - Cenaless - Aquarismo - Ivoti - Abelhas - Vagas de emprego - Tirar manchas - Google